TERROIR
Quando nos deparamos com a paisagem alentejana, travamos conhecimento com uma nova realidade. O espaço sem fim, a imensidão das planícies ondulantes, o céu amplo de um azul imaculado, o horizonte infinito… Um terroir único onde nascem os vinhos da Pontual e que dão um novo sentido à tipicidade do Alentejo.
ÁREA
O conjunto de 150 hectares de vinhas, localizadas no Alandroal, subdivididas por castas, dão origem aos vinhos Pontual e personificam a alma alentejana.
SOLOS
Os solos, essencialmente de xisto pardo, reúnem as condições ideais de enraizamento para as videiras – de castas indígenas, bem como outras – e permite que seja alcançado o potencial único de cada uma, para a produção dos vinhos de elevada qualidade.
ENOLOGIA
A enologia está a cargo do enólogo Paolo Fiúza Nigra que acumula mais de 35 anos de experiência.
CASTAS
As castas brancas plantadas são típicas do Alentejo, outras castas nacionais e estrangeiras.
Alvarinho / Antão Vaz / Arinto / Encruzado / Perrum / Roupeiro / Sauvignon Blanc / Verdelho
As variedades tintas plantadas são aquelas que no Alentejo têm dado provas de sucesso.
Alicante Bouschet / Aragonez / Cabernet Sauvignon / Petit Syrah / Petit Verdot / Syrah / Tanat / Tinta Barroca / Touriga Nacional / Trincadeira / Vinhão
VINIFICAÇÃO
Para os vinhos brancos, a vinificação começa pelo desengace total das uvas, as quais são suavemente prensadas, o sumo é decantado e depois fermentado a temperatura baixa e rigorosamente controlada, entre os 13°C e os 15°C, estagia sobre lie fine, com batonnage periódica.
Já nos vinhos tintos, faz-se o desengace total das uvas seguido da maceração pré-fermentativa de cerca de 2 dias, para promover a extração de compostos importantes das películas e grainhas para o líquido, como a cor, entre outros. A fermentação alcoólica decorre com a temperatura controlada a 25°C. O vinho estagia em barricas de carvalho americano e/ou francês consoante a casta e o perfil desejado.